Desejo um ano branco para vocês!
Sim, um Ano Branco.
Sabemos que no mês de janeiro se fala muito sobre o cuidado com a saúde mental, denominado “Janeiro Branco”, mas acredito que este cuidado com nossa saúde mental tem que acontecer todos os meses, todos os dias, todas as horas do ano. Por isso a importância de se ter um Ano Branco.
Nos últimos anos passamos por muitas angústias, medos, incertezas, conhecemos e desconhecemos um minúsculo (não visto a olho nu) grande vilão que nos paralisou. Muitos deixaram de frequentar o local de seu trabalho, sua escola, as casas de familiares e amigos, nos isolamos sem nossa permissão e sem nosso desejo.
E quantos sonhos também foram parados, quantos movimentos deixaram de circular, quantas transformações e mudanças guardadas para um depois incerto. Com isso aparece a cobrança, a frustração, a culpa, o não fazer, o não poder, o não desejar.
Ahhh esse não desejar… causa nosso adoecimento mental. O desejo é o responsável em nos guiar, orientar, no nosso fazer e acontecer. E se não der certo? Aí, você deseja de novo, o novo.
Cuidar da nossa saúde mental também é colocar o nosso desejo em ação.
Cuide-se! Deseja-se!
“O desejo enquanto real não é da ordem da palavra e sim do ato”
Jacques Lacan.