Como se constitui um grupo, um coletivo?
Geralmente, um coletivo se constitui quando pessoas se conectam em torno de uma causa, um propósito comum.
No entanto, nem sempre a causa é suficiente para fazer com que um coletivo se sustente. É preciso que haja ao menos um que funcione como aquele que ressitua sempre a causa, que ajude na resolução dos conflitos, ou seja, um líder.
E é nesse sentido que a consultoria em processos grupais/institucionais e liderança atua.
Essa fazedoria colabora na constituição de grupos de apoio, associações, dentre outros. Situando a causa/propósito e trabalhando a liderança, ou seja, os principais elementos importantes na constituição de um coletivo.
Essa consultoria também se aplica a coletivos, associações e instituições já constituídas. Isso porque, como todo coletivo é vivo, em algum momento ele pode apresentar problemas no seu funcionamento, por exemplo, a causa deixar de enlaçar as pessoas ou o líder pode se perder em seu papel…
Assim, nosso trabalho visa reorganizar o coletivo, suas funções, e colaborar na resolução de conflitos.
A construção do saber é um processo contínuo e se dá em um percurso. E mesmo quando se aprende sozinho (o autodidata, por exemplo) não é sem os outros. Ou seja, o ato de formação se dá no encontro, quando o desejo de saber se enlaça ao desejo de ensinar. É nesse sentido, que fazemos essa oferta de formação continuada, aqui, na Entrelugar. Um espaço de trocas entre os saberes e ofícios diversos. Aqui você vai encontrar cursos on-line e presenciais; núcleos de investigação e pesquisa; e-books; enfim, uma variedade de enlaçamentos possíveis.
Saiba mais