Marina Gabriela Silveira
Psicóloga pela UFMG (2005) e mestre em Psicologia pela UFSJ (2011), atuo como psicóloga clínica, docente e consultora, desenvolvendo trabalhos que conectam cuidado, formação e saúde mental.
Nos últimos anos, tenho construído um percurso profissional marcado pela criação de espaços que integram as dimensões clínica, social, cultural e do trabalho, sempre priorizando a escuta e o cuidado como pilares centrais.
Em 2016, cofundei o Litoral Psicanalítico: pesquisa e transmissão, um coletivo dedicado à pesquisa e transmissão da psicanálise de orientação lacaniana. Já em 2017, fundei o Veredas, que, em 2021, passou a se chamar Entrelugar: cultura, saberes e ofícios, ampliando suas áreas de atuação para além da clínica, englobando também projetos culturais e de economia criativa, colaborativa e compartilhada. A partir de 2022, o Entrelugar tornou-se um dos mantenedores da Estação Cultural Dr. Fromm, em Oliveira-MG, ampliando minha atuação em projetos com impacto social e cultural.
Além disso, desde o início de 2024, atuo na ACINOL (Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços de Oliveira), onde sou Diretora de Comunicação e Marketing. Nessa função, trabalho para potencializar as conexões entre cultura, saúde mental e empreendedorismo, ampliando o impacto social e econômico da instituição.
Minha atuação é multifacetada e integrada. Em todos esses espaços – consultório, empresas, eventos culturais e comunitários – fortaleço o vínculo entre saúde mental, cultura e empreendedorismo por meio de consultorias, palestras, rodas de conversa, cursos E outros. Esses eventos, com atenção especial a mulheres e empreendedores, são estruturados para promover saúde mental e formação, sempre com um olhar sensível ao cuidado das relações humanas. As consultorias empresariais, por exemplo, abordam temas como clima organizacional, saúde mental no trabalho e relacionamento interpessoal.
Minha produção acadêmica e cultural inclui o livro O inédito e litoral na experiência analítica, coautorado com outros quatro autores, e publicações como Travessia: Como empreender em um mundo em transição? e Anti manual para o Ano Novo. Também escrevo artigos que articulam psicanálise, cultura e trabalho.
Por fim, minha trajetória encontra inspiração no enlace entre espiritualidade e cultura. No Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Festa do Congo, de Oliveira, sou dançadora na Guarda de Massambike de Nossa Senhora das Mercês, reafirmando meu compromisso com as raízes e tradições locais.